sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lembranças árabes...

Como já tinha contado, o meu namorado foi à Arábia Saudita, a Riade e a Dammam. Ele já me contou tudinho… Gostou de conhecer as duas cidades, mas também não teve tempo para visitar muita coisa. Adorou a comida! 

Todavia, os trajes sauditas fizeram-lhe alguma confusão, sobretudo os femininos. Não gostou do niqab, que é uma peça única que cobre todo o rosto e costuma ser usada pelas mulheres de famílias mais conservadoras. Também se queixou muito do calor, estavam 45 graus (ainda ontem me queixava dos 35 graus do nosso Interior - sou uma sensível), e do trânsito.
Do traje feminino fazem parte: o vestido longo (abaya) e o véu (hijab), que têm de ser usados sempre que a mulher se apresenta em público. Em algumas cidades árabes o traje costuma ser todo preto, é uma questão cultural e de algum conservadorismo, noutras pode ser de outra cor. Em casa, as mulheres podem vestir o que quiserem. O meu namorado visitou o shopping de Dammam e elas compram todo o tipo de roupas, até lingerie mais sexy... Mas só podem entrar em algumas lojas com outras mulheres ou com alguém da família, inclusive, há uma placa à entrada dessas lojas a relembrar quem pode entrar…
Ah, os homens usam uma peça única e comprida chamada thoub e na cabeça usam a ghutra. Andam sempre com o rosto destapado.
Agora o meu presente… O meu namorado trouxe-me um véu lindo de morrer! Foi um pouco caro, mas vocês não imaginam como é suave, delicado…



Véu árabe.

Para ele trouxe uma ghutra, que vai usar na próxima visita ao país...



Turbante / ghutra.

Espero que tenham gostado.
Bom fim-de-semana.

Beijinho!
Filipa.

2 comentários:

  1. Your blog is fab!
    Would you like us to follow eachother on GFC and keep in touch?
    I'd like us to support eachother :-)
    xo from Italy,
    Sonia Verardo
    http://www.trenchcollection.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you. Yes, we want to keep in touch with you. Kiss. Filipa and Marina

      Eliminar