sábado, 30 de maio de 2015

Molho especial...

Boa tarde!

Este fim de semana é só eventos especiais, é preciso muita organização! Hoje acordei cedinho para fazer as limpezas, ir às compras e preparar uns petiscos - sempre com a ajuda do namorado, que também madrugou. 
Amanhã - eu e o João - vamos ter um churrasco no parque e queremos levar coisinhas boas e gordas... Estivemos até há pouco na cozinha! Vamos levar umas entradas: rissóis, quiches e bolinhos de farinheira. Mas lembramo-nos de preparar também o molho para o churrasco. Decidimos fazer molho de leitão. Somos da Bairrada, por isso, achámos que ficava bem levar este molhinho.

A receita é muito simples: 

Ingredientes
Juntam-se, num almofariz(de preferência de madeira) os seguintes ingredientes - que devem ser colocados e pisados na mesma ordem:

2 Cabeças de alhos
1 Punhado de sal (2 ou 3 colheres de sopa, por exemplo)
1 Colher de sopa bem cheia de pimenta preta - usamos a da Margão 
Um pouco de salsa e manjericão frescos (opcional - é invenção nossa)
1 Folha de louro (opcional)
50 a 100g de «unto» manteiga de porco

Depois de todos os ingredientes bem pisados adiciona-se o unto mexendo sempre até ficar uma massa consistente.

Este molho é ideal para leitão, claro, mas fica ótimo em qualquer carne grelhada. Enquanto se faz o churrasco vai-se barrando a carne com este preparado... É muito bom!!

Nota: Se decidirem duplicar as quantias e não usarem todo o preparado podem congelar, depois descongelam normalmente ou aquecem um pouco...

Um beijinho.
Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário