sexta-feira, 22 de maio de 2015

O namorado vai viajar!



O meu namorado vai viajar, sem mim! É uma viagem de trabalho, mas era mesmo aquele sítio que eu gostava de visitar com ele: Arábia Saudita. Imagino-nos, em Riade, vestidos com roupas árabes a passear (suspiro)... 


Não é o destino mais turístico de sempre, mas... Tenho um fascínio pelo Médio Oriente que nem vos passa pela cabeça... Os costumes locais são interessantes, alguns até são bizarros, mas tão diferentes que despertam em mim uma curiosidade única. Acho que só mesmo vendo ou em última instância vivendo é que podemos compreender. Por exemplo, sabiam que a única religião admitida é a islâmica?! E que existem regras religiosas impostas por autoridades, que quando quebradas levam a sérias sanções?! E que as mulheres são privadas dos seus direitos?! Sabiam que elas para além de não poderem votar, não podem escolher os seus maridos, ou o seu próprio trabalho?!  Pois, é um país muito peculiar. 

Há muita tolerância relativamente aos estrangeiros / as, mas é preciso ter muito cuidado. É claro que a vida no Ocidente é muito diferente e que não concordamos com as leis islâmicas, mas é preciso respeitar e acima de tudo não provocar a população, seja na indumentária que usamos, seja nos comportamentos que temos em público. Já alertei o meu namorado para algumas coisas: tu vê lá, não te dirijas a nenhuma mulher sozinha, se tiveres que falar com alguma, até por razões profissionais, certifica-te que está na presença de alguém do sexo masculino da família (é uma ofensa muito grave e pode levar à punição severa da mulher - não concordamos, achamos retrógrado, mas temos de aceitar); se tiveres de almoçar ou jantar com algum nativo / a não sugiras carne de porco, nem vinho a acompanhar; cumprimenta apenas os homens com aperto de mão (sempre a mão direita) e se tiveres de cumprimentar mulheres na reunião ou num restaurante fá-lo com um aceno de cabeça, mas se por acaso alguma te estender a mão (e estiver acompanhada) tu aceita o cumprimento; mesmo que vejas uma mulher nativa muito bonita, nunca faças comentários à frente de outros homens nativos, não vão considerar um elogio, sobretudo se conhecerem a mulher; não tires fotografias que possam apanhar nativos / as sem pedir autorização; se na reunião o representante do negócio (algumas mulheres podem ter cargos de poder mas normalmente são sempre representadas por alguém do sexo masculino - fica só o apontamento) que vais fechar te convidar para almoçar ou jantar não rejeites, eles odeiam isso; nunca chegues atrasado.

Pronto, estas são as regras mais importantes, nenhum estrangeiro /a as deve desrespeitar (ah, e se o visitante for mulher convém adotar as vestimentas típicas e usar pouca maquilhagem) . Gosto muito de ler sobre o Médio Oriente, por isso, para uma perspetiva mais histórica recomendo-vos o livro História do Médio Oriente de Massimo Campanini. É muito bom! 

Mas não lhe disse apenas quais eram as regras, também lhe disse o normal: diverte-te, tira muitas fotografias e compra-me um daqueles tecidos magníficos que vendem nas feiras de rua... :)

Logo vamos às compras, ele viaja já no domingo e precisa de alguns produtos de higiene em miniatura...

A Amiga sincronizada, Filipa! (decidimos assumir os nossos nomes, sou a do post das amêijoas)


Sem comentários:

Enviar um comentário