segunda-feira, 25 de maio de 2015

Yämmi

Resultado de imagem para yammi
Nunca fui de ligar a robots de cozinha. Nunca achei piada a Bimby´s, aliás nunca compreendi o histerismo que reina em torno das mesmas. Quem as tem afirma que são um belíssimo investimento. Em boa verdade, nunca daria perto de 1000 euros por uma. No entanto, o Natal trouxe-me uma Yammiguita e dei por mim a tentar tirar o melhor proveito de uma maquineta que continua a despertar na minha pessoa sentimentos estranhos. A primeira vez que tentei fazer algo na Yämmi fiquei traumatizada. Não correu bem, a máquina parou a meio, um cheiro estranho a queimado instalou-se nas minhas narinas. Conclusão: a Yämmi não é uma boa opção para amassar o pão. Assustei-me e lá deixei a bichinha descansar por uns tempos.
Mas tive de voltar à carga.

 
Detesto bater claras em castelo. Pois que a minha bela amiga tem feito esse trabalho. Também já cozinhou uns belíssimos cogumelos e faz muito bem sopas. Já experimentei a massa brioche e, mais uma vez, foi o caos. Leva-me a crer que a Yämmi tem um motor muito fraco e, apesar de seguir sempre as receitas que constam no livro que a máquina traz consigo, parece-me que não foram testadas antes. Se o livro de receitas Yämmi tem no seu interior a receita do pão supostamente a maquina deveria aguentar sem se queixar. É a única grande crítica que lhe faço.
Se a recomendo? Honestamente depende do estilo de vida de cada um/a. Especificamente no meu caso, noto que não é um bem essencial na minha vida. Fui habituada a fazer tudo nos tachos, panelas, etc. Mas, se efetivamente alguém considerar que uma máquina destas pode trazer uma mais-valia à sua vida, então a Yämmi é, de facto, mais apelativa em termos económicos. Não se espera que seja tão boa como a Bimby (a diferença considerável de preço tem de se justificar em alguma coisa, nomeadamente na qualidade dos materiais) mas acho uma excelente possibilidade para quem não pode investir tanto num eletrodoméstico.
 
Portanto, a Yämmi, a maquineta do Continente, que se instalou alegremente em cima de uma bancada da cozinha lá de casa, vai ter de trabalhar mais. Não vou desistir da minha nova companheira. Prometo! Estamos em Maio e a “nova empregada” já se acomodou na cozinha em Dezembro. Cheira-me que tenho de lhe dar mais uso…
Alguém que queira trocar receitas, dar sugestões?

Marina

2 comentários:

  1. Por acaso não posso ajudar que não tenho dessas maquinetas, mas tenho lido maravilhas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia.

      Também tenho lido maravilhas. Não considero este tipo de robot essencial numa cozinha. Mas já que a tenho... Vamos ver o que consigo fazer.

      Um beijinho

      Eliminar