quinta-feira, 11 de junho de 2015

Experiência Imax...

Imax
Foto original, tirada na sala. Ficou muito escura pelas razões óbvias. 

Ontem tive a minha primeira experiência Imax. Fui ver o Mundo Jurássico, adorei! Alguém conhece o Imax? Só existem duas salas em Portugal, uma em Lisboa (Colombo) e outra no Porto (Mar shopping).

Passo a explicar…
O Imax proporciona uma experiência imersiva, ou seja, tudo é pensado para que o espetador se sinta parte da ação. O ecrã é ligeiramente curvo, vai de uma ponta da parede à outra e do chão ao teto da sala, o campo de visão é maior do que o do espetador, dando uma sensação de imersão total no filme. Os sons são mais precisos e mais realistas. E a imagem é de uma definição… é mais brilhante, mais realista e com maior profundidade. O 3D é melhor, porque parece tudo muito mais natural, parece que estamos dentro do filme (também podem encontrar estas informações no site dos Cinemas Nos).

Mundo Jurássico

Atenção: o texto contém revelações do filme, quem não viu e quiser ser surpreendido/a não deve ler...

Este filme de Colin Trevorrow veio dar continuidade ao “Parque Jurássico” e pretende superar as expectativas dos três filmes anteriores com a criação em laboratório de um dinossauro que tem no seu ADN o de outros animais, como o do dinossauro Raptor… O objetivo é criar um animal de maiores dimensões, mais poderoso e assustador e mais inteligente.

Numa das primeiras cenas do filme a personagem Claire, interpretada por Bryce Dallas Howard, a responsável pelas operações do parque situado na Ilha Nublar, explica a um grupo de visitantes que “as pessoas já se habituaram aos dinossauros” e que é preciso criar novas atrações. Ou seja, um dinossauro diferente de todos os outros, criado e manipulado em laboratório pelos peritos em genética. Esta nova espécie é batizada como Indominus Rex.

Sou apaixonada por Steven Spielberg (neste filme é apenas produtor executivo, mas acredito que tenha tido uma palavra a dizer). Gostei muito dos três filmes anteriores pelo realismo que transmitiram, por aqueles animais criados digitalmente parecerem tão reais… E o “Mundo Jurássico” tenta ir um pouco mais longe com a criação deste novo dinossauro de capacidades extraordinárias. Destaco a capacidade de camuflagem do bicho – essa cena do filme é de pular da cadeira.

Porém, a grande novidade de o “Mundo Jurássico” é mesmo o Indominus Rex, pois a história é mais do mesmo. Embora seja preciso reconhecer que a nova criação está muito bem argumentada. Vejamos: o novo Dino é o maior, o mais poderoso e assustador, o mais inteligente e causa o terror na ilha, matando imensos animais e pessoas… Começando a verdadeira ação aquando da caça ao bicho que fica à solta no parque... Mas é quando o monstro tenta devorar os sobrinhos da Claire – que com engenho e depois com a ajuda do Owen e da tia conseguem escapar-lhe - que a história fica mais emocionante… Esta tia é uma mulher fantástica, que de uma figurinha arrogante e muito formal passa a destemida e heroína, que até corre de saltos altos com muita sexyness. Escusado será dizer que Claire caí nos braços de Owen (Chris Pratt), o domesticador de Velociraptors que tenta salvar toda a gente e impedir que usem os Raptors para matar o novo monstro (sem sucesso, porque acabar por reconhecer que os seus dominados podem ser a única solução).

Mais uma vez, os cientistas ambiciosos são condenados pelas invenções doidas e manipulações genéticas. E, já perto do final, o vilão morre no laboratório devorado por um Raptor. Ai, mas o que eu adorei o final... O grande Indominus Rex não é suficiente para assustar o nosso amigo T-Rex - que conta com a ajuda dos Raptors. Depois da luta em que Indominus Rex saí vencido, comido pelo Mosassauro, o olhar da Blue, uma das Raptor, para o seu alfa, Owen, é lindo…

Também destaco a cena que considerei mais emocionante: quando Owen e Claire encontram um grupo de Apatossauros que foi atacado e morto pelo monstro. E um dos Apatossauros morre “nos braços” do casal…

O filme pode ser mais do mesmo, é verdade que a inovação é só a nova espécie, mas gostei muito e não fiquei nada desiludida. Também acho que ver o filme em Imax ajudou bastante, porque vivi cada cena… dei por mim a desviar-me dos Pterossauros. Recomendo!

Um beijinho.
Filipa.

5 comentários:

  1. Muito bem. Também vi o filme, mas não foi em Imax, e concordo. Fernando.

    ResponderEliminar
  2. Vi ontem à noite esse filme e concordo totalmente contigo! :) beijinho

    ResponderEliminar
  3. Descobri este blogue a pesquisar acerca do filme, que também já vi... E gostei muito do que escreveu, Filipa. É mesmo isso. Tem um excelente poder crítico, continue a escrever assim sobre filmes... Se escrever mais sobre filmes, passarei por cá. António Gomes

    ResponderEliminar