terça-feira, 9 de junho de 2015

Sugestão para férias #2

 


Apesar do título desta publicação, na minha modesta opinião, este local não é bom para umas férias longas. Sugiro este sítio para uns dias de descanso, ou seja 2 ou 3 dias. Já vos apresentei o Zmar e continuo no mesmo registo dos “Eco parque” porque valorizo muito este conceito.

Escrevo hoje sobre a Quinta do Engenho na qual tive a oportunidade de passar um fim-de-semana há cerca de um ano. Eramos quatro pessoas, ou seja dois casais. Os nossos acompanhantes têm uma filha de 13 anos que optaram por deixar com os avós.

Escolhi este local pela proximidade geográfica de certas cidades mais a norte do país.  

A Quinta do Engenho localiza-se no lugar das Presas, freguesia de Silva Escura, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro.

O concelho de Sever do Vouga fica relativamente próximo de alguns centros urbanos, tais como Aveiro, Coimbra e Porto.

Esta quinta possui 4,5 hectares em pleno coração da natureza. A passagem do Rio Mau pelas suas terras formou algumas quedas de água. Ninguém pode negar a beleza da deste local.

É possível ficar acomodado na Quinta do Engenho  em pequenos alojamentos de madeira devidamente inseridos no meio ambiente.  A Quinta dispõe de 6 chalet de diferentes tipologias (T0, T1 e T1+1).

Bom, como referi anteriormente, nós passamos um fim-de-semana na quinta, em Dezembro. Refiro a altura do ano por não ser a melhor em termos de beleza paisagística. No entanto, o local é efetivamente lindo, calmo, ideal para limpar a cabecinha e descansar. Os alojamentos têm o que é necessário para cozinhar e dormir. Em suma, gostei da natureza e do espaço em si mas aconselho estadias na quinta apenas na primavera ou no verão. Gostei dos espaços verdes embora um pouco degradados por causa do inverno.

Não gostei do acesso à quinta e do facto de referirem a existência de um Bar que, para meu espanto, não existe (ou não existia até porque não regressei à quinta desde então). Não tinha televisão e a iluminação exterior era pouca durante a noite. Aliás, ficámos completamente sós no meio do nada.

Existem efetivamente falhas a nível do equipamento nas casas, falta de luz, falta de micro-ondas (existia apenas um para os 6 chalets)... Mas o local é admirável, a zona envolvente a nível de natureza é espantosa, transmite uma paz de espirito maravilhosa e o dono é extraordinariamente simpático. Este local tem tudo para que possa ser um eco parque com qualidade e claro que aconselho a visita mesmo sabendo que tem algumas falhas que devem ser corrigidas (aliás espero que entretanto já tenham mudado muita coisa).

Como referi é ótimo para um retiro, um fim-de-semana calmo. Aconselho pela beleza. Ahhhhhh e, por favor, não deixem de ir à Cabreia. É um local lindíssimo.

Alguém já passou pela quinta do Engenho? O que acharam? Conhecem a Cabreia?

Deixo algumas imagens que encontrei no Google, logo não são da minha autoria.
Resultado de imagem para quinta do engenho Resultado de imagem para quinta do engenho
Resultado de imagem para quinta do engenho Resultado de imagem para quinta do engenho

Beijinhos!
Marina

Sem comentários:

Enviar um comentário